A Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus-PI) reforçou o esquema de segurança nos presídios para evitar fugas durante o feriado da Semana Santa. A medida inclui o uso de equipes do Grupo de Operações Especiais da Polícia Penal em todas as unidades prisionais do estado. Por meio de nota, a Sejus informou que 361 detentos deixaram o sistema prisional na saída programada da Semana Santa. A saída aconteceu ontem (16) e os presos devem retornar ao sistema no dia 22 de abril.
Outra medida foi a suspensão das atividades ocupacionais. “Nos preocupamos principalmente com as fugas, porque isso faz parte da nossa missão. É sempre assim em feriados e no fim de ano: o clima fica mais tenso, porque os internos permanecem todos em suas celas”, afirma Carlos Augusto, secretário da Sejus.
Na avaliação da Sejus-PI, o período de feriados é o mais crítico em relação às tentativas de fuga, sobretudo nas prisões com superlotação. Apesar disso, o gestor da pasta tranquilizou a população e assegurou que as medidas de segurança adotadas são eficazes para combater eventuais ocorrências.
“Durante a Semana Santa não temos aulas e suspendemos as atividades de trabalho, então o ambiente fica mais tenso, principalmente em presídios superlotados. É um grande desafio, que vivenciamos no dia a dia do sistema. O importante é que temos policiais preparados e de plantão em todas as unidades”, concluiu o gestor.
Nota à imprensa – SEJUS
A Secretaria da Justiça informa que 361 internos do sistema prisional do Piauí terão o direito a saída temporária no período de 16 a 22 de abril de 2025. Deste total, 138 internos serão monitorados através de tornozeleiras eletrônicas. Destaca-se ainda que esse número é resultado das determinações judiciais até a data de 15 de abril de 2025.
Fonte: Cidade Verde
Foto: Ascom Sejus-PI