A meta é vacinar 90% dos estudantes de 9 meses a 15 anos de idade
Cerca de 28 milhões de estudantes devem ser vacinados entre os dias 14 e 25 deste mês, em uma ação para reforçar a vacinação infantil. São quase 110 mil escolas de 5.500 municípios, o que representa 80% da rede de ensino.
Segundo o Ministério da Saúde, a meta é vacinar 90% dos estudantes de 9 meses a 15 anos de idade. A imunização será com vacinas de febre amarela, HPV e meningite; sarampo, caxumba e rubéola – essas 3 com a tríplice viral –; e a DTP, que é a tríplice bacteriana.
A vacinação poderá ser feita na escola pela equipe de saúde, mas as instituições de ensino também podem levar os alunos ao posto. Isso tudo com autorização dos pais.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou o interesse em aumentar a cobertura contra o HPV, que atualmente é de 80% entre meninas e 60% entre os meninos.
Além da campanha de vacinação escolar, o ministério anunciou a versão digital da Caderneta de Saúde Infantil. Esse documento vai registrar todas as vacinas, além de dados sobre o desenvolvimento da criança. Ela já está disponível no aplicativo Meu SUS Digital.
Além dos dados que estão na caderneta física, o aplicativo vai permitir uma interação maior dos pais com a rede de saúde. Por exemplo, os pais podem registrar um dente do filho que está caindo. O sistema também vai enviar alertas para lembrar os pais de datas de consultas e de quando a criança precisará receber uma nova vacina.
Fonte: Agência Brasil
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil